sábado, 4 de dezembro de 2010

Visita ao Lar com Isaac, uns 30 anos depois

DSC02178

Combinamos de ir no Sábado de manhã e fomos mesmo. Isaac, como sempre foi naqueles tempos, continua sendo um cara decidido. Tudo que a gente combina com ele parece que tem sempre o tipo de resposta do tipo “só se for agora”. E aí, 9 da manhã já estava me ligando pra gente ir.

Procuramos uma padaria no bairro para tomar um café, demos uma volta pela praça principal mas as 2 que haviam lá não existem mais. Continuamos circulando e achamos uma lá no final do asfalto principal. Tomamos um café com leite bem quente enquanto já íamos reavivando a memória. Jako diz que não come pão de manhã. Eu comi um com margarina.

O portão do Lar estava destrancado, entramos, falamos com uma pessoa que estava preparando o salão de festas para um casamento que ia acontecer à noite. Salão de festas, quem diria, um dos nossos antigos galpões virou salão de festas que o frei aluga para ajudar nas despesas do Lar.

Entramos e tirei muitas fotos desde o portão da frente. E fomos rememorando um passado distante, Jako contando umas histórias, muitas delas que só me lembrei vagamente. A enfermaria, o banheiro onde tinha uma banheira agora virou uma consultório dentário que é utilizado pela Prefeitura do Potim. O antigo dormitório do Primeiro agora e a Câmara Municipal da cidade. O dormitório do Segundo estava fechado e nem deu pra ver no que se transformou.

Nossa antiga horta estava trancada com um cadeado. Pelo vão do arame deu pra ver que estava cheia de mato engolindo uns parcos pés de milho que alguém plantou – talvez o próprio frei Vítor.

E fomos andando até encontrar o frei Vítor que é o atual comandante do lugar. Ele um outro frei americano que nem aprendeu a falar Português. Só os dois lá. Ficamos conversando um tempão, Frei Vítor contando as agruras das últimas mudanças e os planos para o futuro. Conversamos bastante, atualizamos algumas informações, relembramos um pouco do passado, nosso só, porque frei Vítor não era da época.

E tiramos muitas fotos. Clique para ver.

10 comentários:

HENRIQUE (tatuira) disse...

parabens pelas fotos...que saudade!!!

MACHADO disse...

Luiz Carlos Machado parabens pelas fotos MACHADO

MACHADO disse...

Geraldo entre em contato meu email e luizgolden@globo.com

Anônimo disse...

estive nesse lar nos anos 85 86 87 88 89 saudades adeilson

Anônimo disse...

sou do tempo do frei mariano, depois vieram frei geraldo, pedro ,paulo, antonio etc adeilsonrodriguedasilva@hotmail.com

Anônimo disse...

Suadades saudadesssssss

Vanderlei (força organica)

Unknown disse...

EU MOREI LÁ NO INICIO DA DECADA DE 80 OS freis eram o frei Mariano frei Aldenir e o frei Pedro que dirigia a kombi,fui muitas vezes buscar lavagem com ele Em Aparecida e Guará em Aparecida a gente pegava num convento se não me engano hostias que sobravam para dar aos porcos e gente vinha comendo pelo caminho as hostias.Não me lembro da criação de coelhos me lembro da horta se não me engano o nome do menino era Naur que cuidava da horta ,tinha o Nei o Luizinho e o outro irmão que não me lembro o nome que cuidavam do chiqueiro, onde o frei Mariano deixava a gente chupar cana e dar o bagaço oas porcos,tinha um bezerro que ficava solto andando pelos pátios livremente anos depois este bezerro virou carne pra nós.Eu sou da epócaque o papa João Paulo II esteve em Aparecida.Me lembro dos pés de caqui nunca comi tanto caqui na vida como naquela época eu cuidava de colher as frutas,eu cheguei a trabalhar na gráfica que fica em Aparecida a gente ia de bicicleta a minha era uma barra forte azul.Teve um ano que nós fizemos uma festa junina como não tinha menina lá nós mesmo nos vestimos de mulher foi muito engraçado não sei se vcs se lembram do Marcelino um menino negro ele se vistiu de mulher ele ficou muito engraçado.Tinhamos apelidos o Roberto era Roberto cebola tinha o bomba e por ai vai.Na epóca de frio a gente ficava brincando num galpão a noite, e o frei Aldenir ficava com o Roberto fazendo batucada o frei era carioca ele gostava de samba,nestas noite de frio o frei Mariano mandava quem queria somente lavar os pés porque tava muito frio e os chuveiros não eram elétricos.Se eu ficar aqui escrevendo vou ficar horas bons tempos aqueles.Gostaria de fazer amizade com os meninos daquela epóca de colegio se alguém é daquela epoca entre em contato comigo pelo FACEBOOK.AGNALDO COUTO É O MEU FACE.SAUDAÇÕES AOS MENINOS DO COLEGIO

Unknown disse...

Eu ia tambem

Unknown disse...

Machadinho com os dentes de meia lua

Vanildo Alves dos Santos disse...

Eu vanildo e o meu irmão marquinhos tbm ficamos no lar monsenhor felippo por um tempo de uns 4 anos lembro do tempo de soltar pipas ,frei Mariano de Paiva enfiava uma vareta de Pipa no carretel e dava a ponta da linha e mandava sair correndo quanto mais vc corria mais linha vc conseguia.
Lembro do tatuira, do Machado, goleiro Edu ,Jorginho ,Moacir e oseu irmão Luisinho,patinhas frei aldenir freiPedro ,enfim são tantas lembranças...